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Black Friday: Golpes e fraudes preocupam consumidores

Sites fraudulentos tentam se passar por lojas famosas para aplicar golpes.

Mais de 79% dos links são considerados suspeitos

Os brasileiros estavam ansiosos pelo mês de novembro, não somente pela Copa do Mundo, mas também pela já tradicional Black Friday que geralmente acontece na última sexta-feira do mês e esse ano está prevista para o dia 25. A promoção, que surgiu nos Estados Unidos, caiu no gosto do brasileiro e já é uma das datas mais importantes para o varejo.

A ação que chegou a ser apelidada de black fraude no Brasil, passou por mudanças desde o lançamento e hoje tem no DNA elementos tipicamente brasileiros, como a expansão da ação para todo o mês de novembro, a chamada Black November, realização de shows e até sorteios, que são estratégias para garantir um maior volume de vendas e adesão de novos clientes.

Paralelo a Black Friday, ano após ano cresce também o número de golpes e fraudes online, assustando e afastando os consumidores, além de preocupar também o mercado. A plataforma de verificação de links Site Confiável fez um levantamento nos últimos 3 meses com 1.360.651 consultas realizadas no site: 79,69% das URL’s foram consideradas suspeitas pela plataforma e desse total, 2,80% eram sites clonados que se passavam por lojas ou empresas já famosas para atrair consumidores e aplicar golpes.

Páginas clonadas, onde sites fraudulentos tentam se passar por lojas populares para aplicar golpes na Black Friday.

Esses números reforçam a preocupação de mais de 75% dos consumidores que dizem ter medo de golpes ou fraudes durante a Black Friday, segundo pesquisa recente da Conversion. Para Alessandro Fontes, do Site Confiável, a informação será a maior aliada das empresas e consumidores para romper essa barreira. Saber como os golpes funcionam e aprender a se proteger é o primeiro passo, mas a mensagem precisa chegar a todos.

Alessandro compartilhou 10 dicas e alertas para que os consumidores evitem prejuízos na Black Friday 2022. Leia e fique blindado contra golpes e fraudes:

  1. Cuidado com sites clonados: antes de comprar, sempre verifique se está realmente comprando através da URL oficial da loja: muitos sites copiam o visual de lojas com o objetivo de confundir o usuário e levá-lo ao golpe. Então, olhe sempre na barra de endereço para saber se o site está realmente correto. Na dúvida, faça o inverso: acesse o site diretamente, usando buscadores, e pesquise pelo produto que você estava navegando;
  2. Reputação do site: principalmente se for uma loja que você nunca comprou, use sites como Reclame Aqui e Consumidor.gov.br para consultar a reputação da empresa; evite lojas ou sites de reputação ruim ou péssima.
  3. Tempo de registro: o Site Confiável mostra os dados de propriedade do domínio da empresa e também há quanto tempo ele foi registrado, evite comprar em sites com pouco tempo de vida. Não que uma empresa nova não possa ser confiável, mas certamente você não confiaria um grande valor a uma loja online com 2 meses de vida, não é mesmo? Para sua maior segurança, dê preferência a sites já tradicionais e antigos.
  4. Cuidado com preços muito atraentes: encontrou uma super promoção com preço exageradamente baixo? Cuidado. É comum que sites fraudulentos tentem atrair a atenção dos consumidores oferecendo produtos populares por preços impraticáveis. A exemplo de um Smartphone que custa cerca de R$ 10.000, aparecer em anúncios por aproximadamente R$ 3.000, é golpe.
  5. Caixas misteriosas ou caixas surpresas: você certamente já viu algum vídeo, onde uma pessoa diz ter comprado uma caixa, por um valor muito baixo, sem saber o que viria dentro, e que por “sorte” recebeu um iPhone e outros itens bem caros. Bom demais pra ser verdade, não é mesmo? Não acredite nisso.
  6. HTTPS ou SSL não é garantia de segurança: muito se ensina sobre o selo de segurança “https”, que serve para criptografar os seus dados durante uma transação, mas lembre-se que isso não é garantia de segurança. Hoje em dia os sites falsos ou lojas fraudulentas também possuem esses protocolos.
  7. Se for comprar em um marketplace como OLX, Aliexpress ou Mercado Livre, jamais aceite negociar diretamente com a pessoa ou empresa. Verifique a reputação do vendedor, o tempo em que ele está na plataforma, a quantidade de vendas que ele já fez e pague utilizando o meio de pagamento disponível pela plataforma, pois elas garantem a intermediação entre as partes.
  8. Cuidado com os gatilhos mentais: os gatilhos mentais são peças-chave em ataques de engenharia social. Então se você recebeu uma mensagem que te deixou curioso, com senso de urgência, ou com uma percepção de vantagem exclusiva… pare, pense e pesquise sobre o site ou pergunte para amigos ou familiares que tenham familiaridade com compras online.
  9. Cartão de crédito é o meio de pagamento mais seguro: boleto bancário e pix são excelentes alternativas para conseguir um bom desconto à vista, mas também são mais arriscados, pois não possuem mecanismos para reversão do pagamento, caso seja identificado um golpe. Já os cartões, conseguem fazer o estorno do pagamento nesses casos.
  10. Evite compras em redes sociais, mesmo que seja uma recomendação de um influenciador que você segue e acompanha e até mesmo um link postado por um amigo, desconfie. O amigo pode ter tido a conta hackeada, e por confiar nele, você pode acabar comprando algo que não irá receber. Antes de decidir se vai comprar ou não, valide todos os critérios que mencionamos anteriormente.

Plataforma identifica em tempo real sites suspeitos na Black Friday

O que é o Site Confiável?

O Site Confiável (siteconfiavel.com.br) é uma plataforma de verificação de links gratuita, que ajuda consumidores a evitarem golpes e prejuízos na internet. Com apenas um clique e em poucos segundos, o consumidor sabe a reputação, popularidade, tempo de registro, possíveis vulnerabilidades de segurança e até se o site é clonado. Mais de 4 milhões de pessoas usaram a plataforma no último ano.

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