Compras Online Dicas

Tentativas de golpes na Black Friday é alerta para consumidores no Natal

Golpes virtuais devem aumentar em 2022

Ainda em clima de Copa e com a pior Black Friday da história, varejo deve abrir “a mão” e intensificar estratégias de descontos para recuperar resultados, o que sinaliza mais uma oportunidade para o consumidor economizar ainda em 2022. Segundo dados da Confi Neotrust e ClearSale, a Black Friday 2022 registrou uma queda de 23% no volume de vendas com relação ao ano anterior.

Por outro lado, cresce também o número de golpes virtuais, criando  um alerta especial para o consumidor nessa época do ano, que deve redobrar os cuidados para não cair em golpes. Um levantamento realizado pela plataforma Site Confiável durante a Black Friday, entre os dias 24 a 26 de novembro, monitorou 40.141 buscas de consumidores que buscaram por 10.706 sites únicos. Desse total, 7485 sites foram considerados suspeitos pela plataforma, se destacando sites clonados onde páginas falsas tentam se passar por lojas populares e confiáveis para aplicarem golpes, e também sites com promessas de ganhos fáceis que aplicam golpes criando expectativa de ganhos fantasiosos a partir de investimentos.

Uma pesquisa feita pela Serasa no ano passado, mostrou que 6 em cada 10 consumidores já sofreram algum tipo de golpe financeiro. Fraudes na compra e venda de produtos, utilização indevida  de dados de cartões e uso criminoso do WhatsApp foram as irregularidades mais citadas. Neste ano, uma novidade pode agravar ainda mais esses números, que é a alta adesão e facilidade para pagamento através do pix.

 

Esses números reforçam a preocupação de mais de 86% dos brasileiros que dizem ter medo de serem vítimas de golpes, fraudes ou violação de dados pessoais, segundo pesquisa da Federação Brasileiros de Bancos (Febraban). Para Alessandro Fontes, do Site Confiável, a informação será a maior aliada dos consumidores para evitar prejuízos e comprar com segurança em sites confiáveis e seguros e aproveitou para listar 10 dicas e alertas que podem te salvar de uma enrrascada:

Write A Comment