Compras Online Segurança

Dia da Internet Segura: 5 ferramentas brasileiras que ajudam consumidores a evitarem golpes e fraudes

Dia da Internet Segura Brasil

O Dia da Internet Segura tem como objetivo construir um ambiente mais seguro e transparente para empresas e usuários e foi originalmente criado pela rede europeia Insafe. Neste ano acontece nos dias 6 e 7 de fevereiro. A iniciativa une grandes empresas de tecnologia e entidades em mais de 200 países.

Dia da Internet Segura Brasil

No Brasil, em meio ao crescimento gigantesco no número de fraudes e golpes digitais e também com a expansão do consumo através da internet e da digitalização, principalmente depois da pandemia, houve um massivo investimento em Cyber Segurança e até publicidade direcionada aos consumidores com orientações para evitar golpes virtuais, você certamente já viu um grande banco falando sobre o tema em horário nobre na TV.

Surgiram também diversas soluções e empresas direcionadas a segurança digital, entre elas destacamos: Site Confiável, iSenhas, Reclame Aqui, Consumidor Gov e Site Blindado, e você pode conhecer um pouco mais sobre cada uma e como elas podem te ajudar, logo abaixo:

Site Confiável: plataforma que verifica em tempo real URL’s trazidas por consumidores, dando um diagnóstico sobre o site, para que de forma simples o consumidor possa identificar e diferenciar sites confiáveis de sites não confiáveis. Informações como tempo de existência, tipo de domínio, propriedade, popularidade nos buscadores, reputação, possíveis vulnerabilidades e até se o site é clonado são mostradas com apenas um clique e poucos segundos.

A maioria dos sites fraudulentos são sites descartáveis que tem pouco tempo de vida e por isso não aparecem nos sites de reclamações, pois estes levam um tempo até criarem um índice de avaliação. O Site Confiável é uma alternativa nesse sentido.

Evite Golpes na Internet com o Site Confiável

Site: https://www.siteconfiavel.com.br

iSenhas: um dos grandes problemas de segurança na internet são as senhas fáceis, senhas essas que são criadas por usuários pois os permitem lembrá-las. Com tantas contas que precisamos criar e usar diariamente, criar uma senha com vários caracteres, incluindo letras maiúsculas e caracteres seria impossível memorizá-las, não é mesmo? É aí que os gerenciadores de senhas como o iSenhas podem te ajudar, além de te ajudar a criar uma boa senha, ele vai lembrar a partir de reconhecimento facial ou biometria, quando você precisar acessar uma conta em algum site. Além disso, a empresa monitora os vazamentos e te avisa quando sua senha vazar.

Site: https://isenhas.com.br/

Reclame Aqui: ferramenta que destaca a reputação de sites e empresas a partir de avaliações de consumidores, sobre atendimento, compra e venda de produtos e serviços. Os usuários podem usar o Reclame Aqui para tentar resolver um problema que a empresa ou site não tenha solucionado no SAC ou para pesquisar a reputação de uma empresa antes de finalizar uma compra.

Site: https://www.reclameaqui.com.br

Consumidor.gov: com uma proposta parecida com o Reclame Aqui, o Consumidor.gov é um serviço criado pelo governo que tem como objetivo conectar consumidores e empresas a fim solucionar conflitos de consumo on-line, além de incentivar a competitividade pela melhoria da qualidade de produtos, serviços e atendimento ao cliente.

Site: https://consumidor.gov.br

Site Blindado: plataforma de segurança de dados que oferece proteção e monitoramento contra falhas, ataques, fraudes e invasões a e-commerces e sites corporativos, certificando com seu famoso selo, sites que consideram seguros.

Site: https://www.siteblindado.com.br

Write A Comment