Dicas Segurança

Como evitar golpes que utilizam a Inteligência Artificial para fazer vítimas?

Golpes com Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial é uma área da ciência da computação que envolve diversas outras áreas de conhecimento, a fim de desenvolver tecnologias e recursos computacionais que tentem reproduzir comportamentos humanos e de máquinas para tomadas de decisão, elaboração de respostas e até previsão de tendências.

Por mais que apenas recentemente o tema tenha ganhado destaque, após o lançamento do Chat GPT e outras soluções que chegam nas mãos dos usuários comuns, a I.A. começou a ser estudada logo após a segunda guerra mundial e já estava presente no nosso dia a dia há um tempo, através de aplicativos de rotas e mapas, algoritmos que recomendam músicas e vídeos, recomendação de produtos a partir de um determinado comportamento em uma loja online e muitos outros exemplos que estão em nosso cotidiano.

Porém, nos últimos anos, diversas soluções foram criadas, permitindo que usuários comuns explorem a I.A nas mais variadas possibilidades, como: editar uma foto, criar um vídeo, criar um áudio, traduzir, fazer artes, escrever textos e muito mais.

Toda essa evolução traz diversos benefícios e também preocupa a sociedade, pois além de fazer coisas incríveis, que antes apenas um ser humano era capaz de fazer, agora, qualquer pessoa pode fazer em questão de segundos através dessas tecnologias.

E como já era esperado, criminosos estão usando essas aplicações para manipular e editar vídeos e vozes para tentar aplicar golpes na internet. Falamos com o especialista em segurança digital e co-fundador do Site Confiável, plataforma que verifica e identifica golpes, que listou golpes que utilizam-se da IA e como podemos evitá-los:

Áudios e vídeos manipulados

Imagine você vendo o jornalista que você confia, de uma grande emissora de TV, falando sobre uma nova oportunidade de renda extra que está fazendo sucesso ou então um novo medicamento que é capaz de curar quase todos os problemas de saúde do mundo.

Vídeos falsos de jornalistas que aparecem em anúncios nas redes sociais
Vídeos falsos, criados por Inteligência Artificial, usando indevidamente a imagem de jornalistas de grandes canais de TV.

O vídeo é manipulado, ou seja, os jornalistas nunca falaram sobre isso, mesmo que pareça real e voz seja idêntica, é falso – chama-se deepfake. Os criminosos usam recursos de Inteligência Artificial para fazerem você acreditar e confiar no que eles estão oferecendo.

Como evitar?

  • Os meios e os recursos são outros, mas os golpes e as fraudes são sempre as mesmas, porém com novos contextos e abordagens. Desconfie de conteúdos promovidos (anúncios pagos) nas redes sociais ou buscadores, esse é um dos poucos caminhos que os golpistas conseguem para chegar até as vítimas.
  • Atenção para conteúdos sensacionalistas e que usam gatilhos mentais para te deixar curioso, com medo, com senso de urgência ou que te leve a acreditar que terá uma grande oportunidade;
  • Lembre-se: não é natural que alguém entre em contato contigo pra falar de oportunidade, produto milagroso, dinheiro esquecido, benefício ou qualquer outra coisa. Se envolver dinheiro, envio de dados ou clique em link, desconfie e peça orientação a pessoas próximas ou órgãos responsáveis, por exemplo: se recebeu um áudio do gerente do banco dizendo sobre uma transação suspeita, ligue para o telefone oficial do seu banco ou vá até ele pessoalmente.
  • Se for um vídeo de um jornalista falando sobre um tema suspeito. Pesquise no site oficial da emissora sobre o tema e valide aquela informação. Nada melhor que pesquisar na fonte.
  • Combine palavras chave entre você e seus familiares para validar transações e ações. Ou seja, caso alguém te envie um áudio com a voz clonada de uma pessoa próxima, pedindo um pagamento ou alguma informação, solicite essa palavra chave ou pergunte algo que apenas vocês dois saberiam.

Roubo de identidade e assédio

Imagine que alguém use a sua imagem, voz e dados para espalhar uma notícia falsa sobre você, abrir contas e fazer empréstimos em seu nome. Seria terrível, não é? Mas infelizmente é possível e já está acontecendo. Criminosos já estão usando recursos de deepfake para burlarem tecnologias de identificação facial de grandes bancos e outros tem criado falsas nudes de mulheres para assediá-las e extorqui-las.

Como evitar?

  • Use autenticação de dois fatores em todos os seus aplicativos;
  • Não se assuste com chantagens, procure a polícia e faça uma denúncia o mais rápido possível;
  • Avise amigos e familiares sobre o que está acontecendo. É importante ter uma rede de apoio emocional e digital;
  • Monitore o seu CPF com regularidade, criminosos podem estar usando os seus dados para comprar chips, abrir contas e fazer empréstimos.

Gostou desse conteúdo? Seja um multiplicador dessa informação e ajude outras pessoas a evitarem golpes, prejuízos e dores de cabeça. Compartilhe!

Write A Comment