Compras Online Dicas E-commerce Segurança

Brecha de segurança no Whatsapp é risco para consumidores na Black Friday

Brecha em grupos de WhatsApp é risco para consumidores

A plataforma de segurança para consumidores, Site Confiável, identificou nos últimos dias uma falha grave que pode fazer milhares de vítimas na Black Friday. A falha permite que pessoas má intencionadas consigam postar qualquer mensagem em um grupo onde somente administradores poderiam postar, ou seja, grupos fechados.

Imagina que você participa de um grupo de notícias, pois confia naquele portal e nos conteúdos que eles postam. De repente, dentro desse grupo aparece uma notícia postada por um número que se passa pelo portal e que pode te levar a acreditar em uma notícia falsa, te convencer a clicar no link e enviar seus dados ou até comprar algo que nunca irá chegar.

Com o sucesso dos grupos de promoções e achadinhos, isso é extremamente perigoso, pois milhões de consumidores participam desses grupos e estão vulneráveis a essas falhas, principalmente por estarmos há poucos dias do mês da Black Friday.

A Meta precisa agir rápido e solucionar o problema de forma definitiva. A falha na API já foi reportada em outras datas, voltou a acontecer no último domingo (22) e ainda continua ocorrendo. Os criminosos voltaram a explorar a brecha em massa, fazendo envios de falsas promoções em grupos de ofertas.

Brecha em grupos de WhatsApp é risco para consumidores

No exemplo a brecha permitiu que uma pessoa que não é administradora do grupo e nem trabalha com a empresa, conseguisse postar um link de uma oferta falsa, podendo causar prejuízos a milhares de pessoas que participam desses grupos.

Como identificar um site suspeito?

Em uma análise rápida do link enviado, foi possível identificar que a empresa não possui CNPJ, tem poucos resultados indexados no Google, foi registrada há poucos dias e tem uma categoria de domínio considerada suspeita.

Como evitar prejuízos e identificar as ofertas falsas?

  1. Compre e interaja apenas com links enviados pelos administradores oficiais dos grupos do qual você participa;
  2. Os grupos de promoções não negociam por conversas privadas. As compras devem ser realizadas através de links que direcionam o consumidor para os sites de lojas já tradicionais no e-commerce, como: Amazon, Magazine Luiza, Mercado Livre e outras.
  3. Acesse o grupo, verifique quais são os números dos administradores oficiais dos grupos e adicione-os à sua lista de contatos. A partir disso, confie exclusivamente nas mensagens e links enviados por esses números;
  4. Fique atento ao tipo de oferta ou link publicado. Se o grupo é sobre promoções na internet. Não faz sentido que aquele grupo envie mensagem sobre pix premiado, renda extra, ofertas com preços muito baixos, leilões ou qualquer outro tema que fuja do padrão do grupo que você já acompanha;
  5. Ficou na dúvida? Utilize plataformas como o www.siteconfiavel.com.br e www.reclameaqui.com.br, que ajudam o usuário a identificar e diferenciar sites/lojas confiáveis de não confiáveis.

Write A Comment