Está precisando de processador para seu computador? Dê uma olhada nessa lista de sites seguros e confiáveis que preparamos para você adquirir o ideal para seu PC.
Sites confiáveis para comprar Processador: Kabum, Magazine Luiza, Americanas, Ponto Frio, Pichau, Terabyteshop, Amazon
O processador - Unidade Central de Processamento (CPU) - é um dos componentes do computador mais importantes para um funcionamento de qualidade. Sua função principal é ler os dados de forma rápida, endereçando e preparando-os. Está ligado a velocidade que o computador trabalha, com as informações e programas. Existem diversos tipos e não há melhor ou pior - há modelos que se encaixam adequadamente para determinadas tarefas. Processadores robustos funcionam com bastante capacidade de informações por várias horas, não permitindo que o PC fique lento.
Há diversos modelos no mercado, com as mais variadas capacidades que atenderá cada usuário de forma única. Os processadores mais populares em computadores são os modelos da Intel e AMD. A Intel oferece processadores Core i3, Core i5, Core i7 e Core i9; já o modelo AMD traz processadores Ryzen 3, Ryzen 5, Ryzen 7 e Ryzen 9. Há opções para computadores mais básicos, como Intel Celeron e AMD Athlon - estes não são interessantes para tarefas mais intermediárias. Já os Intel Xeon e Ryzen Pro são pensados para máquinas mais robustas. Vale ressaltar que os modelos citados são algumas opções de muitas do mercado e possuem gerações, memórias, frequências e núcleos diferentes.
Analise a utilização principal do computador - a escolha do processador dependerá no seu uso para o desempenho adequado. Para trabalhos com edições de fotos, vídeos ou outros, é interessante adquirir um processador com vários núcleos; já para jogos, os gamers devem procurar um processador mais funcional, que tenha capacidade de velocidade superior das demais. Agora para uso mais básicos e atividades diárias, modelos de entradas são suficientes, mas é interessante escolher dispositivos de gerações mais recentes, agregando ainda mais na utilização, por mais básica que seja, deixando a experiência mais completa. Vale lembrar que quanto mais núcleos tem, mais tarefas ele consegue processar simultaneamente; já o cache são onde as informações são armazenadas, auxiliando na performance do processador. As tarefas utilizadas com frequência ficam armazenadas, ficando acessíveis mais facilmente ao ser solicitadas - quanto maior o cache, mais rápido a execução dos processos e tarefas no computador.
Fonte imagem: KaBuM!
Quer entender mais sobre os números nos processadores?
Várias dicas
Veja esse vídeo do Robson Santos do canal Lock Gamer Hardware e entenda melhor as siglas nos nomes dos processadores.
Notícias na midia